top of page
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Pinterest Ícone

Dia da Terra - 22/abr/2019

  • Foto do escritor: Reprojeto | Bianca
    Reprojeto | Bianca
  • 22 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de ago. de 2019

Primeira publicação do site! E qual seria o melhor dia para lançar esta publicação se não o Dia da Terra?!

Dia da Terra 2019 - Biodiversidade.

Para quem não sabe, o Dia da Terra, ou Earth Day, é uma comemoração internacional que ocorre todos os anos no dia 22 de abril e é "administrado" por uma organização, a Earth Day Network.


O primeiro dia dedicado ao planeta, criado por Gaylord Nelson, ocorreu em 1970 nos Estados Unidos e reuniu milhões de participantes, que foram às ruas para manifestar em favor da proteção do meio ambiente. A partir deste dia, diversas leis foram desenvolvidas nos EUA para evitar a degradação ambiental.


Desde então, o Dia da Terra tem adquirido novos participantes e passou a ser comemorado mundialmente. Hoje em dia, seu objetivo não é apenas o de manifestar em favor do meio ambiente e exigir dos governantes medidas protetivas, mas é também o de conscientizar a população sobre os problemas ambientais que o planeta passa.


Com o objetivo de educação ambiental, a cada ano, o Dia da Terra adquire um tema diferente que possui grande relevância no cenário atual. Para este ano, o tema escolhido foi  biodiversidade.


A biodiversidade é constituída por todas as espécies de seres vivos existentes no nosso planeta: plantas, insetos, peixes, mamíferos, fungos, crustáceos, moluscos, répteis, dentre outros. Ela é de extrema importância para a manutenção da vida na Terra.


Sua importância é devida ao conceito vastamente conhecido de cadeia alimentar. Cada espécie, cada simples ser vivo que existe, tem sua fundamental importância para manter o equilíbrio de todas as outras espécies.


A falta de uma espécie pode acarretar na superpopulação de outra espécie e na extinção de outra. Por exemplo, de forma bastante simplificada, a falta de uma espécie de sapo pode ocasionar a infestação de mosquitos transmissores da febre amarela e pode extinguir uma espécie de cobras, que se alimentam desta espécie de sapos; a falta dessas cobras, por sua vez, podem extinguir outra espécie de águias, e assim, o ciclo de desequilíbrio se extende indefinidamente.


A biodiversidade é importante tanto para manter o equilíbrio das espécies, quanto para manter a nossa própria existência no planeta. Muitas vezes nos esquecemos, mas nós fazemos parte da natureza e estamos inseridos na cadeia alimentar. Para podermos nos alimentar, precisamos de um ecossistema equilibrado, que garanta a produção de alimentos (verduras, legumes, grãos, cereais, frutas).


Além disso, ela é importante também para possibilitar novas descobertas científicas, como medicamentos para cura do câncer, do Alzheimer, do Parkinson, dentre outras doenças, e novos materiais para diversas indústrias.


Estes são apenas alguns exemplos que justificam a necessidade de conservar as espécies que ainda existem na Terra.


Espero que vocês tenham gostado. Voltarei a falar sobre o tema biodiversidade em outra publicação futura, pois o tema de fato é de grande delicadeza e necessidade.


Desejo uma excelente semana para todxs, e que hoje e em todos os outros dias do ano, nós nos lembremos que devemos sempre conservar e proteger nosso único, maravilhoso e rico planeta Terra.

Comentários


bottom of page